CARREIRA

Olá meus caros amigos, tudo bem com vocês ? Hoje, indo para o trabalho, tive a ideia de criar um artigo aqui no Blog, sobre ABAP claro, falando sobre a base de uma linguagem. Essa é uma dúvida, de muitas mentes por esse mundo a fora, pois é uma questão inicial prática para estudantes e profissionais de desenvolvimento de sistemas.

O QUE É UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMPILADA ?

Em computação, quando falamos de compilar, na realidade estamos falando em “montar” um código de programação em uma outra linguagem, que a máquina compreenda melhor do que os “IFs” e “Elses” da sintax. Neste passo, o compilador “compila” (rs) toda a linguagem de alto nível, para uma linguagem de baixo nível (linguagem de máquina), onde a máquina irá executar os códigos presentes no programa, diretamente no sistema operacional e no processador da máquina!

A explicação em uma frase seria “Uma linguagem compilada, é a que seu código é executado diretamente, na máquina, pelo compilador

O QUE É UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO INTERPRETADA?

Uma linguagem de programação Interpretada, é toda linguagem que o código fonte passa por um interpretador para, só depois, ser enviado do compilador para ser executado na máquina do sistema operacional. Este interpretador, faz a interpretação da linguagem e cria um byte code para ser compilador na máquina destino.

Então, podemos dizer, que o interpretador é um intermediário para executar o código no destino, ou seja, o interpretador “interpreta” (rs), linha a linha um código para, se tudo estiver correto, criar um “byte code” do código fonte para que o compilador faça o resto. Este passo pode ocorrer, quando o programa é executado pelo usuário, ou por um outro sistema.

LINDO MAS E O ABAP ????

Algumas linguagens de programação, fazem um misto entre interpretadas e compiladas, em diferentes etapas de todo o processamento necessário para o resultado final, ou seja, no caso do ABAP ela pode ser interpretada em um momento e compilada em outro. Explicando! Quando criamos um programa em ABAP, ele esta em um momento de interpretação, pelo interpretador da linguagem. Em um outro momento, quando executamos o programa, ele entra em modo de compilação, onde o compilador, executa o código de programação até o final para gerar o resultado.

Os códigos quando são executados pela primeira vez são compilados para uma linguagem de nome ABAP Load. Após esta etapa a Virtual Machine (dentro do SAP Kernel) é responsável por fazer a interpretação do Load e fazer a conversão em linguagem de máquina. Estes passos, possibilitam que o ABAP seja executado em qualquer sistema operacional.

Claro que isso não é uma característica isolada do ABAP, pois quase todas as linguagens, hoje, são interpretadas em algum momento e compiladas em outro. No seu desenvolvimento é necessário interpretada-la e em outros momentos é necessário já executar e compilar a linguagem para ser utilizada.

Podemos usar uma “transação” dentro do SAP para fazer um pré-compilamento dos programas, chamada SGEN. Ela faz o que o usuário poderia fazer, sendo assim, a execução pelo usuário é bem mais rápida, pois a linguagem já vai estar pronta para ser executada sem rodeios.

É isso meus amigos! Uma linguagem pode ser interpretada e compilada ao mesmo tempo, de acordo com a manutenção e execução do seu código!

Até o próximo artigo!

LéoABAP.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Léo

LéoABAP

Ajudo você a entender, estudar e se tornar um Consultor ( Ou uma consultora ) SAP usando a programação ABAP!

PS: Amo Livros, Pizza e Coisinhas legais pra comprar na internet!

Deixe um comentário! Não seja chato!!!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.