CARREIRA

  1. Querer mostrar serviço demais

Seja em uma nova empresa ou naquela consultoria que você já esta faz 10 anos. É normal que o programador iniciante queira resolver todos os problemas que aparecem pela frente, porém nem sempre o profissional vai fazer da maneira correta, com qualidade e atento aos detalhes, resultado disso é o erro e retrabalho, que o mesmo poderá ter ou um profissional mais experiente terá para resolver o trabalho mal feito.

Então, a vontade de mostrar a empresa, que ela fez a escolha certa ao contrata-lo, vai por água a baixo quando você começa a “resolver” os problemas tudo errado e sem qualidade.

Quando falamos de trabalho em equipe, o erro de um profissional iniciante pode colocar toda a equipe em maus lenções, prejudicando até mesmo o desempenho de toda a equipe com o retrabalho.

 

  1. Não testar o próprio código

Este é o tipo de erro, básico, que pode ser facilmente resolvido: Testando o seu próprio código. Seja um código pequeno, um ajuste simples ou um desenvolvimento complexo, com muitas etapas de teste até chegar ao seu código, não importa.

Tipo de erro que está relacionado com o tópico anterior, pois o profissionais quer impressionar e entregar muita coisa, porém coisas com baixa qualidade, devido ao não teste para depurar erros e dar um incremento na qualidade do desenvolvimento.

Como resolver este problema? Testando o seu código, simples assim!

 

  1. Se apegar demais ao seu código ( Função, Método, Rotina, etc )

É normal, depois que a gente cria aquela função/método/perform complexo, que resolve o problema que se propõe, isso dentro do contexto de uma equipe.

Isso gera apego, afinal de contas deu um certo trabalho deixar a função assim, não é mesmo? Deixar ela enxuta, funcionando e com o código bonito, bem comentado, etc!

Porém, esse orgulho acaba quando um membro da equipe, com mais experiência, julga que o seu código poderia ser melhorado, ou mesmo que a função não faria mais sentido, pois alguma implementação mais complexa, já resolve o problema que a função estava se propondo.

Começa então um martírio para o ABAP iniciante, onde ele tenta provar que a sua função é relevante e não precisa de modificações ou mesmo ser deletada do ambiente, porém isso é um sinal de falta de coletividade, ou seja, pense mais no coletivo e que você está dentro de uma equipe, onde o código é da empresa e não seu.

Deixe tudo livre e sempre esteja disponível para pensar nas necessidades do seu cliente e da equipe.

 

  1. Entregar código sem fazer revisões de qualidade

Muito parecido com testar antes de passar o código para qualidade/produção, porém têm uma simbologia ainda melhor, pois é o tipo de trabalho que você faz para o “você” do futuro, ou mesmo para outro programador da equipe.

Já imaginou pegar código com nomes de variáveis como a, b, c ? Ou mesmo aquele comentário que já não condiz com o que o código faz? Ou uma função que não é mais usada em canto nenhum? São esses tipos de coisas, que podem ser pegar na revisão.

Entregue não somente código, entregue qualidade ao seu cliente. Você será muito bem recompensado por ser um profissional que entrega qualidade + serviço bem feito!

 

  1. Achar que já sabe tudo sobre ABAP

É tentador não é mesmo? Alguns iniciantes praticam um pouco, veem algumas aulas e acham que já são os Jedi da tecnologia, quando na verdade ABAP ( ou programação ) é muito mais que código.

Por isso mesmo, assumir esta fase, da sua parte, o torna um profissional arrogante e presunçoso, logo ninguém vai querer estar perto do sabichão da turma.

Coloque na sua cabeça que você nunca vai saber tudo, que sempre existem novas versões e comando que, talvez, você nunca usou na vida.

Não tenha medo de assumir que não sabe de alguma coisa, se coloque na posição de que precisa aprender mais e mais, isso faz parte do seu desenvolvimento como um profissional.

 

E então, gostou do nosso conteúdo ?

Nos siga nas redes sociais.

Se cadastra em nossa lista de espera: https://treinamento.projetoconsultor.com.br/

Sobre o Léo

LéoABAP

Ajudo você a entender, estudar e se tornar um Consultor ( Ou uma consultora ) SAP usando a programação ABAP!

PS: Amo Livros, Pizza e Coisinhas legais pra comprar na internet!

2 Comentários

Deixe um comentário! Não seja chato!!!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.