CARREIRA

Imagem retirada do site amanha.com.br

Imagem retirada do site amanha.com.br

Caros amigos, como estão ?
Hoje, mais um artigo no ar! Não deixe de me acompanhar no YouTube pelo meu canal! Se inscreva, compartilhe e comente os vídeos, isso me ajuda muito! No Insta, você vai me achar pelo nome @leonardonobre1985 🙂 Bora para o artigo!

NÃO ENTRE NA ÁREA DE TI PELO DINHEIRO

Como eu disse, no vídeo, não entre nessa área de TI (ABAP ou qualquer outra), somente pelo dinheiro, pois isso não vai pagar todo o seu stress, faça isso por quê você gosta! Parece ser chavão mas é a mais pura verdade! Nada se sustenta se você pensar só no dinheiro. Se você quer, realmente, entrar na área de TI, faça por quê você gosta de viajar, ajudar as pessoas em suas rotinas diárias nas empresas, conhecer gente nova, realizar tarefas dinâmicas todos os dias, enfim, faça por quê você gosta de resolver problemas! A grande sacada, do profissional de TI, é resolver problemas!

ENTREGUE QUALIDADE NO SEU TRABALHO DE CONSULTORIA

Parece bobeira mas é sério! Muita gente acha que, no mercado de TI, é só saber programar, de qualquer jeito, ou resolver problemas, de qualquer jeito, com risco de criar outros problemas, e isso já seria suficiente para ganhar dinheiro. Mentira! Essa não é a realidade que vemos no mercado, pois, a má qualidade do trabalho de um profissional, não o sustenta por muito tempo em um cargo dentro das empresas.

Nesses meus 10 anos de mercado, aprendi que a qualidade é mais importante do que o seu conhecimento de fato, pois se você aprende por demanda, ou seja, é autodidata, e realiza o básico de forma equilibrada entre qualidade e agilidade, e resolve os problemas mais complexos em um tempo razoável, as suas chances de se tornar uma referência dentro da empresa, são grandes e, claro, a sua permanência no cargo.

O trabalho do consultor é sempre estudar a melhor maneira de resolver um problema, ou seja, se você resolve problemas e entrega a solução com qualidade, você já tem os requisitos para se tornar um bom profissional no mercado, e não estamos nem falando em SAP mas falando do mercado em geral.

GOSTAR DE SE COMUNICAR COM PESSOAS

Olha só, como disse anteriormente, um consultor é um profissional que oferece soluções para problemas. Quando vamos demonstrar o que foi feito, precisamos nos comunicar de forma clara e resumida, ou seja, temos que saber nos comunicar para disser o que foi feito e o que foi resolvido do problema, seja ele qual for, um problema de infra, ou de programação, ou de UX, seja ele qual for! Como disse em um vídeo, somos todos vendedores de alguma coisa, vendemos soluções, vendemos o nosso conhecimento como produto para o mercado. Já foi a época em que o profissional de TI era marginalizado, quieto em sua salinha, só ele e as suas linhas de código. Quem tiver um bom marketing pessoal, vai se destacar no mercado de trabalho.

SAIBA QUAL CARREIRA VOCÊ QUER SEGUIR

Olha, não sei se você é assim, mas eu sou um cara super indeciso, então, faça como eu, tenha plena certeza do que você quer fazer, e tenha foco. Descobrir qual área seguir, é bem fácil, se você é do tipo de pessoa que gosta de se comunicar, gosta da área de negócios, gosta de lógica de negócios, então a sua área é a funcional.

No SAP, ou em qualquer outra área, existem os dois profissionais, o profissional analista, que se comunica direto com os usuários e o analista programador, que no nosso caso é o ABAP, que se preocupa mais com a parte mais técnica do sistema, então se você gosta de lógica, programação, gosta de padrões de projetos, então você é da área de desenvolvimento da solução. s2 s2 Programadores!!!!! s2 s2

Então, se você ir para a área errada, ou ir para a área só pelo dinheiro, você não vai se sustentar por muito tempo, pois não vai conseguir entregar qualidade.

VISTA-SE DE FORMA ADEQUADA

Nesta última dica, não é preconceito Ok?!, você precisa mostrar, pela sua aparência, que esta preparado para entregar qualidade e responsabilidade nos seus afazeres de negócios. Não adianta ser um consultor Sr, com 10 anos de experiência, se você não sabe se vestir conforme os padrões de “dress code” da empresa, então, você vai destoar muito do restante da equipe, então a sua aparência vai ditar se as pessoas confiam em você ou não! Já vi isso acontecer, quando estava em um projeto do Rio de Janeiro, em uma grande empresa de Varejo, pra quem é Americano, sabe do que estou falando!

Um consultor, recém chegado, estava entrando na sala do projeto, porém com uma blusa suja nas costas e com rasgos na gola, bom, por ser o primeiro dia, não sabíamos o que tinha ocorrido, tudo bem, digamos que seja perdoável, em um primeiro momento, porém com o passar do tempo isso se repetiu mais e mais vezes, então a confiante no profissional foi diminuindo, mesmo que a pessoa tenha um bom conhecimento.

Se atente para as suas roupas, sempre compre, de tempos em tempos, roupas novas e de boa qualidade para se apresentar para seus clientes ou mesmo no escritório da consultoria.

 

Chegamos ao fim de mais uma contribuição, simples, porém de grande ajuda para você que quer se desenvolver!

Qualquer dúvida, entre em contato comigo, pela página de contatos, ou mande um comentário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Léo

LéoABAP

Ajudo você a entender, estudar e se tornar um Consultor ( Ou uma consultora ) SAP usando a programação ABAP!

PS: Amo Livros, Pizza e Coisinhas legais pra comprar na internet!

Deixe um comentário! Não seja chato!!!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.