Comandos básicos, no ABAP, para realizar operações matemáticas simples!

CARREIRA

Fala EQUIPE, tudo bem com vocês ?

Neste primeiro artigo técnico, vou mostrar como criar variáveis e adicionar um número a uma variável inteira. Claro, para você que já é programador de sistemas, vai ser bem fácil, porém, para você que, ainda, não têm este conhecimento, será uma mão na roda na melhoria do seu primeiro programa ABAP e, logo, estará compreendendo melhor um debug ou conversando melhor com um profissional mais técnico que você.

Vamos lá ?

Aqui, vamos nos concentrar nas principais, para começar claro, e com o passar do tempo, vamos para outros tipos de variáveis do ABAP!

A primeira coisa é acessar o ABAP Editor, usando a transação SE38.

No campo de texto “Programa”, iremos fornecedor o nome de nosso programa de exemplo, como sugestão criei o programa de nome “ZADDNUMERO”.

Sua tela ficaria assim:

Clique no botão Criar. A tela que segue irá aparecer para você. Siga o que esta em amarelo, claro, o campo “Título” poderá ser customizado por você! 🙂

Clique no botão “Gravar”.

Na sequência ao clique do botão, será mostrada a tela abaixo para você.

  • Uma dica: Este programa não será transportado para outros ambientes, ou seja, só nós iremos utiliza-lo, então digite “$TMP” (sem as aspas, claro! rs), OU clique no botão “Objeto Local”. Ou um Ou outro!

Depois de definir o pacote, que é um “pacotinho” onde todos os seus objetos serão incluídos, isso irá facilitar a organização de seus objetos.

Bom, finalmente, depois dessas configurações, importantes, iremos ter o tão esperado Editor ABAP na nossa tela:

Finalmente, vamos fazer o nosso trecho de código para aprender um pouco sobre variáveis no ABAP, mais um pedacinho para você aprender e ter o conhecimento necessário para conquistar uma vaga no mercado SAP!

Logo abaixo do REPORT ZADDNUMERO.

Vamos criar o código que segue:

Perceba que temos alguns auxiliares para fazer os cálculos, porém não é necessário isso! Podemos usar os operadores que já estamos acostumados nos cálculos matemáticos.

Como, por exemplo, lv_numero = lv_numero – 30.

No ABAP, é muito fácil realizar cálculos de todo jeito! Claro, temos que definir (ABAP esta ficando fortemente tipada, como o Java) o tipo de nossa variável. 

Outras operações são:

Adição – lv_variavel = lv_variavel + 10.
Subtração – lv_variavel = lv_variavel – 10.
Divisão – lv_variavel = lv_variavel / 2.
Multiplicação – lv_variavel = lv_variavel * 10.

No ABAP, não existe aquela famosa operação com a variável, tipo “lv_x++”, onde você, com o próprio valor da variável você incrementa ou decrementa, de forma básica, o valor em uma unidade! Mas tudo bem. Todas as outras maneiras existem! 🙂

Não é muito usado, no meio profissional, o comando COMPUTE, pois ele é um comando longo d+ para ser usado! rs Mas funciona igual aos operadores matemáticos convencionais.

Claro, existem muito mais coisas para falar sobre operadores matemáticos no ABAP, porém, a esmagadora maioria dos programadores usa a forma mais simples dos operadores de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Veja na imagem abaixo o resultado da programação e do que é impresso em tela depois da execução do programa (F8).

Como ficou o código para fazer as operações básicas em um inteiro

 

Viram que bacana?! É bem simples usar o ABAP para realizar pequenos cálculos! Em um próximo artigo, vamos explorar mais sobre os diferentes tipos de variáveis e cálculos!

Obrigado e até a próxima!

 

Sobre o Léo

LéoABAP

Ajudo você a entender, estudar e se tornar um Consultor ( Ou uma consultora ) SAP usando a programação ABAP!

PS: Amo Livros, Pizza e Coisinhas legais pra comprar na internet!

Deixe um comentário! Não seja chato!!!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.