CARREIRA

1. Compreenda o que é Agile Software

Recentemente, escrevi sobre os benefícios que uma abordagem de desenvolvimento ágil pode trazer para a SAP e também alguns equívocos comuns que são frequentemente expressos sobre esse assunto.

O software está mudando a cara dos negócios hoje em dia, e a velocidade com que sua empresa pode inovar será determinada pela velocidade com que o software pode mudar. É claro que o mesmo se aplica aos seus concorrentes – quem conseguir gerenciar a mudança e entregar o valor com mais eficiência terá a vantagem comercial. A aplicação dos princípios lean e Agile otimizará os processos de desenvolvimento de aplicativos e removerá os resíduos.

E não é apenas o cliente que enfrenta “Sistemas de engajamento” que precisa ser alterado rapidamente. Na era digital, todos os aplicativos precisam ser entregues mais rapidamente – incluindo o SAP.

Aqui, vou dar uma olhada em como você pode começar a usar o Agile para que o desenvolvimento SAP possa ser tão responsivo quanto a empresa precisa.

2. Descubra quem são os seus Stakeholders

Nem todo mundo pensa que o Agile é uma boa ideia e o apóia. De fato, no SAP, há muitos que terão prazer em encontrar muitas razões para não fazê-lo.

Então você precisa olhar para quem na organização será impactado e certifique-se de envolvê-los no processo. Gerenciamento executivo, proprietários de empresas, equipes de desenvolvimento e testes precisam ser incluídos. Haverá pessoas com as quais você pode contar para obter suporte e haverá pessoas que você pode esperar para atrapalhar você. Entender quem são essas pessoas desde o primeiro dia vai ajudá-lo sem fim.

As pessoas precisam entender o que o Agile significa para elas e quais benefícios e mudanças eles podem esperar.

Algum realismo também é necessário. As pessoas podem estar esperando uma “bala de prata” que irá curar todos os problemas com os processos atuais, e pode rapidamente se desiludir se isso não for alcançado. Então você precisa gerenciar as expectativas e ajudar as pessoas a entender que a adoção do Agile é uma jornada.

Nos projetos SAP, vi mais sucesso onde há campeões, tanto em equipes de gerenciamento quanto de projeto, para ajudar a passar a mensagem e suavizar os inevitáveis ​​solavancos nessa jornada.

E uma vez que você escolheu uma estrutura, por exemplo, Scrum, é uma ótima ideia realizar alguns cursos de treinamento sobre a metodologia e o processo para que todos entendam como isso funciona. O treinamento não deve ser oneroso – alguns dias devem ser suficientes.

3. Crie um plano de negócios

Antes de embarcar em uma transformação Ágil, é importante entender quais benefícios ela pode trazer para que você possa convencer os líderes de que a ideia vale a pena ser vista.

As aplicações precisam fornecer valor de negócios rapidamente para promover a inovação e aumentar a competitividade. O Agile faz isso para o SAP e também traz capacidade de resposta à mudança.

Então, dê uma olhada no seu estado atual e faça algumas perguntas, como…

Quanto custa entregar aplicativos agora?
Quanto custaria para atrasar a entrega do aplicativo?
Qual é o custo para responder quando um concorrente conquista participação de mercado porque chegou primeiro?
Até que ponto a entrega mais rápida pode se traduzir em termos de receita?
Qual é o custo atual de falha de aplicativo e tempo de inatividade?
Quanto você gasta no desenvolvimento e teste de aplicativos?
Quanto desperdício está presente, por exemplo, em retrabalhos onde o tempo é gasto constantemente testando e corrigindo?
Observar os dados históricos e as reservas do quadro de horários ajudará você a avaliar o tempo e o custo do desenvolvimento e da atividade de teste.

Você pode esperar que uma abordagem ágil reduza os ciclos de desenvolvimento, melhore a qualidade e a estabilidade, adicione eficiência ao processo de entrega de aplicativos e forneça uma maior colaboração e feedback.

Uma transição Agile não é isenta de custos, mas até mesmo estimativas conservadoras sobre melhorias podem se tornar um caso atraente de negócios para começar.

4. Comece pequeno

Você não pode esperar passar para os processos Agile durante a noite e assumir que todos poderão se adaptar instantaneamente a novas formas de trabalho.

Por isso, é uma boa ideia começar com algo pequeno e seguro para que você possa aprender e provar o processo. Não há problema em cometer erros, tentar abordagens diferentes e descobrir o que funciona e o que não funciona conforme você avança.

Embora o Agile seja uma abordagem comum, ele será aplicado de forma um pouco diferente em todas as organizações, para aprender o que funciona melhor para suas equipes específicas.

Uma boa receita para adoção no SAP é começar com uma equipe como um núcleo e, depois, ramificar-se para outras pessoas quando você as tiver pregado. Quando você consegue demonstrar sucesso, pode escalá-lo para outras equipes para colocá-lo a bordo também.

5. Reorganizar equipes em torno de projetos e produtos

Tradicionalmente, no SAP, estamos acostumados a entregar os requisitos para o desenvolvimento, que então passam para as equipes de teste e, em seguida, percorrem várias outras equipes na tentativa de entregar o que foi pedido.

Ágil requer que nos dirijamos como as equipes são estruturadas e interagem umas com as outras. Como não há especificações detalhadas para trabalhar, você precisa ter canais de comunicação muito abertos entre os membros da equipe e precisará de confiança.

Você deseja que o desenvolvimento e o teste funcionem como um com um representante comercial supervisionando as coisas como proprietário / gerente de produto.

A adoção bem-sucedida do Agile no SAP costuma ser vista na forma de muitas equipes multifuncionais e menores trabalhando juntas para fornecer requisitos relacionados específicos.

Para correções e aprimoramentos menores, isso pode funcionar muito bem, já que eles podem ser entregues muito mais rapidamente e com mais flexibilidade.

Ele funciona para projetos maiores também. Independentemente do fato de que um programa pode ser entregue como um todo em algum momento no futuro, ainda há um forte argumento para unidades de entrega menores que permitam que os negócios vejam os resultados mais rapidamente (aceitando até mesmo a necessidade de uma fase de teste integrada em alguns ponto no processo).

6. Crie prioridades

O Agile concentra-se em resultados de negócios e soluções de trabalho, onde um backlog de requisitos é criado na forma de histórias de usuários para personas específicas.

Esse backlog deve ser priorizado para que as histórias que produzem o maior benefício comercial sejam planejadas para serem resolvidas primeiro. Isso significa que você precisa analisar o que é mais importante e quais são as dependências entre os requisitos.

No SAP, devido ao alto nível de integração entre módulos e processos, o gerenciamento de dependências é particularmente importante para que você possa entender o que pode ser fornecido independentemente e o que precisa ser acompanhado. Também é importante tornar as histórias de usuário gerenciáveis, de modo que elas representem partes menores e discretas do trabalho.

O proprietário do produto precisa aprender como fazer isso.

No entanto, o backlog não é algo essencial – o Agile oferece flexibilidade para ajustar prioridades e suportar alterações no escopo, facilitando o gerenciamento.

Nos projetos da SAP, é um grande benefício poder responder às mudanças na prioridade e no escopo à medida que você avança, em vez de ter um design e um plano de projeto que são corrigidos e não serão entregues por muitos meses.

Em cada iteração, é importante que o teste seja uma parte fundamental do processo, de modo que você possa ter como objetivo entregar algo tangível no final.

7. Organize algumas reuniões (Sprints)

O Agile promove um feedback constante para que todos entendam o que está acontecendo e onde o redirecionamento suave pode ser necessário:

Os membros da equipe precisam participar de sessões de planejamento de sprint para que todos entendam o que é desejado e possam estimar o esforço necessário. Tempo caixa-los para uma ou duas horas para manter as pessoas focadas.
Pequenos stand-ups diários precisam ser executados para que todos possam relatar sobre o progresso e destacar problemas e bloqueadores. Mantenha-o curto (10 a 15 minutos) e não tente resolver problemas neles.
Após o término de um sprint, você precisará de uma sessão retrospectiva para analisar o que foi feito (ou não) e analisar as áreas a serem aprimoradas. É muito importante usar isso para melhorar e evoluir o processo.
As sessões de reprodução podem ser usadas para apresentar o que foi criado para a organização. Este é um feedback importante e uma oportunidade para demonstrar conquistas.
Aceite que nem todos ficarão à vontade se ficarem no centro das atenções ou entusiasmados com a mudança. Você precisa entender as personalidades envolvidas e garantir que todos sejam apoiados.

Em última análise, essa comunicação constante garante que a empresa consiga o que queria, embora, no início, talvez não soubessem exatamente o que era.

8. Ferramentas

Você precisará de algumas ferramentas para ajudá-lo a gerenciar processos ágeis.

Isso pode começar como uma grande lousa e uma seleção de notas para representar cada história do usuário. Você pode então movê-los fisicamente ao redor do tabuleiro à medida que eles progridem. Essa abordagem altamente visível é ótima para começar, pois de repente todos podem ver exatamente o que está acontecendo.

Quando você está mais maduro, ferramentas dedicadas, como o Jira e o Rally, podem ser usadas para gerenciar o processo e fornecer os fluxos de trabalho e relatórios necessários.

Mas você também precisa pensar na própria SAP e em como gerenciar todos esses transportes. Uma ferramenta de mudança madura que pode gerenciar e automatizar os transportes e garantir que as dependências sejam tratadas corretamente é uma obrigação para projetos SAP maiores.

Versão em inglês presente no link abaixo:

https://blogs.sap.com/2016/03/29/getting-started-with-agile-for-sap-8-steps-to-success/

Não fique com vergonha, insira suas dúvidas logo abaixo!

leoABAP.com.br

Sobre o Léo

LéoABAP

Ajudo você a entender, estudar e se tornar um Consultor ( Ou uma consultora ) SAP usando a programação ABAP!

PS: Amo Livros, Pizza e Coisinhas legais pra comprar na internet!

Deixe um comentário! Não seja chato!!!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.