CARREIRA

Programador tentando corrigir um BUG em um código ruim!

Programador tentando corrigir um BUG em um código ruim!

Caros amigos ABAPs e afins! Tudo bem com vocês ?
Mais um artigo aqui do Blog que, na realidade, foi baseado em um Vídeo do Canal. Claro, aqui tenho muito mais liberdade de falar asneiras (rs), quero realmente dar as dicas para você se destacar no mercado, porém, o título não é o totalmente correto, pois com essas dicas é possível se destacar em quase qualquer mercado. Vamos lá ?

1.  Essa dica é épica, é sério, época pq todo mundo sempre fala que é importante mas ninguém faz! REMOVA CÓDIGO MORTO DO SEU CÓDIGO. Pois é, mais chavão impossível, porém tem muito código pelos cantos, em grandes empresas, que código mesmo são duas linhas, as outras doze mil linhas é tudo de comentário de código ou comentário de coisas que já não são mais reais! Estava eu, prestando manutenção para uma grande empresas de Plásticos, você que é do BRASil sabe de QUEM estou falando, pois bem, em mais de um INCLUDE, encontrei código mais do que morto, “code Inspector”? O que é isso? Não tinha.  É o tipo de coisa que deixa o código mais limpo e não demora muito para ser feito! Não deixe o seu código morrer aos poucos, tire tudo o que não for usado mais e, também, os códigos comentados que não servem mais pra nada!.

2. REVISE A SUA LÓGICA DE TEMPOS EM TEMPOS, claro que isso leva tempo e não estou falando para você revisar a sua lógica todos os dias, mas re-visita-la periodicamente para diminuir o máximo de linhas de código que der. Se pararmos para pensar, a ideia da programação é “Resolver um problema com o menor esforço possível”, ou seja, com menos linhas de código possível e isso, só é possível, com uma boa lógica de programação. Você pode resolver tudo o que você quiser, porém, o segredo é planejamento, ou seja, planejar o seu código antes mesmo de você codificar, isso ajuda muito.

3. Se você perceber, uma coisa leva a outra, se por um lado você precisa revisar a sua lógica, por outro você precisa ter uma lógica ainda mais enxuta, então “CRIE MÉTODOS PEQUENOS E QUE FAZEM SÓ 1 COISA“. Vai parecer meio idiota essa dica, porém, ela realmente é funcional, pois nos “empolgamos” criando um novo método e acabamos por não nos atendar para uma simples pergunta: “O que o nome do meu método faz ?”.

Se criarmos um método de nome “criar_pedido_compra”, e ele também “criar_fatura”, tá errado, ou uma coisa ou outra. Isso é muito comum em programas que já estão totalmente bagunçados, então nego achou um lugar “milagroso” e incluiu o código dele lá dentro e, foda-se, para todo o resto pq o negócio é tirar do meu colo! (rs) Certo? Por isso, que os programas vão ficando cada dia mais confusos e pesados.

Essa dica é legal, pq vc pode se orientar e re-utilizar (de verdade) os métodos que você criou e, pasmem, fazer manutenções muito mais rápidas, pois a sua rotina esta em um único lugar e não espalhada dentro de vários e vários PERFORMS, FUNCTIONS, METHODS, etc!

4. ANTES DE CRIAR ALGO NOVO, VEJA SE TÊM ALGUM ROTINA QUE JÁ FAZ ISSO. Essa dica é a melhor, pode ser acompanhada do “Não dê looping em tabela interna, só para resolver o seu lance no final de todas as rotinas”, claro, falar é muito mais fácil do que fazer, não é mesmo? (rs) Se você quer ser descolado de verdade, precisa tomar certas atitudes no seu código para passar a ser respeitado pelos demais. Uma linha, incluída estrategicamente, é muito melhor do que um loop no final da rotina, para fazer o que você poderia ter feito lá em cima!

Em se tratando de erros e maneiras melhores de se fazer as coisas, elas são uma isca para problema! Explicando! Quando você faz algo errado, essa atitude puxa para outra coisa mais errada ainda, como, por exemplo, se já existe um loop na tabela X e você precisa mudar um campo dela, pq não usar já esse loop ? Um loop novo, em uma tabela já “velha” no programa, vai carregar mais a memória e mais processamento, então, com o passar dos meses, as rotinas vão perdendo força e terão que passar por um “recapiamento”, e isso vai gerar muito custo no curto prazo!

Enfim pessoal, isso é só o básico do que poderemos enfrentar mais para frente! Obrigado por ler, compartilhe nas redes sociais e diga para os seus amigos o que realmente é importante fazer em programação.

Qualquer dúvida, entre em contato comigo na página Contato no topo do Blog!

Um abraço e até o próximo artigo!

 

 

Sobre o Léo

LéoABAP

Ajudo você a entender, estudar e se tornar um Consultor ( Ou uma consultora ) SAP usando a programação ABAP!

PS: Amo Livros, Pizza e Coisinhas legais pra comprar na internet!

Deixe um comentário! Não seja chato!!!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.